Cerca de 15 por cento dos adultos moçambicanos estão infectados com o ví­rus da Imunodeficiência Humana. a responsabilidade dos programas de luta contra a pandemia passa para mãos nacionais
Cerca de 15 por cento dos adultos moçambicanos estão infectados com o ví­rus da Imunodeficiência Humana. a responsabilidade dos programas de luta contra a pandemia passa para mãos nacionaisOrganizações não governamentais internacionais querem passar a gestão de programas de combate ao vírus da Sida para entidades nacionais. Não deixarão deprestar o financiamento necessário, garantem. O processo de transferência da responsabilidade começa em 2010 e será efectuado de forma gradual até 2012. a difusão de informação sobre a Sida será uma das prioridades, adianta o Canal de Moçambique.
Lisley Rowe, embaixadora dos Estados Unidos da américa em Moçambique, considera ser necessário as entidades moçambicanas assumirem um papel maior na planificação, gestão, distribuição e eventual financiamento dos programas de HIV e Sida. Desde 2004, ano em que se deu início ao Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o alívio da Sida, já foram gastos dois bilhões de dólares norte-americanos em programas de combate à Sida.
Calcula-se que, todos os anos, mais de 50 milhões de dólares sejam investidos no país para facultar tratamentos anti-retrovirais aos infectados. a taxa de prevalência do vírus entre a população adulta é de 15 por cento.