Responsável das Nações Unidas apela o mundo a redobrar esforços em defesa dos indígenas. No mundo, há cerca de 370 milhões em mais de 70 países
Responsável das Nações Unidas apela o mundo a redobrar esforços em defesa dos indígenas. No mundo, há cerca de 370 milhões em mais de 70 paísesNavi Pillay, alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, lembrou que ainda há muito sofrimento entre os povos indígenas. apesar das melhorias, as comunidades aborígenes continuam a sofrer com a discriminação e pobreza. O mundo não pode fechar os olhos à situação destes povos, considera. a realidade diária dos indígenas está muito afastada dos princípios da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas. Saúde, educação e meio ambiente são os sectores em que surgem mais dificuldades.
No Brasil, não há grandes motivos para comemorar, disse Miriam Terena, líder indígena, à Rádio das Nações Unidas. a distribuição de terras continua a ser um grande problema. Queremos as nossas terras, viver no habitat natural. Mas infelizmente isso não está ocorrendo, constata. De acordo com a Fundação Nacional do Índio, actualmente vivem mais de 460 mil índios, no Brasil. Representam 0,25 por cento da população brasileira [apenas são tidos em conta os que vivem em aldeias]. Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas.