O «sim» no referendo de 4 de agosto venceu mesmo. Os quenianos contam com uma nova Constituição que reduz os poderes do Presidente da República
O «sim» no referendo de 4 de agosto venceu mesmo. Os quenianos contam com uma nova Constituição que reduz os poderes do Presidente da RepúblicaO referendo constitucional, apesar de polémico, decorreu sem incidentes. O sim obteve uma larga vitória com 67,25 por cento dos votos; o não obteve30,35 por cento. a nova Constituição altera o equilíbrio de poderes entre o Presidente, Governo e Parlamento. Este último ganha mais força na sua actuação, em particular na fiscalização da acção do governo, informa o Diário de Notícias.
Estabelece outros direitos, considerados pela comunicação social do país como os mais ambiciosos de África. Por exemplo, permite a dupla nacionalidade. Uma questão importante, tendo em conta que muitos jovens quenianos estudam ou trabalham fora do continente. a reforma da propriedade agrária é outra questão. O novo texto deverá entrar em vigor em 2012.
a vitória do sim já recebeu fortes elogios de figuras internacionais, avança a edição digital do Jeune afrique. Não há vencedores nem vencidos neste referendo. Foi o Quénia que triunfou, declarou Kofi annan, antigo secretário-geral das Nações Unidas. a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e a chefe da diplomacia europeia, Catherine ashton, felicitaram ambas o povo queniano pelo histórico acontecimento.