Representantes de organizações congratulam-se com um apelo público para projectos a favor das indígenas. é o reconhecimento do valor das mulheres no seio das comunidades
Representantes de organizações congratulam-se com um apelo público para projectos a favor das indígenas. é o reconhecimento do valor das mulheres no seio das comunidadesO Comité Gestor da Carteira Indígena, órgão público de apoio aos povos indígenas, elaborou uma chamada pública para os projectos, cujo planos deverão ser entregues até 4 de Outubro. Fortalecer a participação das mulheres no seio das comunidades no reforço da segurança alimentar, na gestão ambiental das terras e em actividades tradicionais culturais é o objectivo, informa o site da Fundação Nacional do Índio.
Para Ceiça Pitaguary, representante da articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, o edital é uma vitória. É uma conquista nossa. as mulheres indígenas são actuantes, trabalham e chegam a sustentar famílias nas aldeias. O edital [para os projectos] valoriza isso, afirma.
Estudos da Fundação Nacional de Saúde sobre a saúde da mulher indígena no Brasil mostram que há factos preocupantes a ter em conta. aponta para o crescimento de doenças como a hipertensão e diabetes, anemia, obesidade, devido à má alimentação. Desde 2004, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome tem apoiado iniciativas indígenas como a criação de hortas comunitárias, agricultura de subsistência e criação de animais.