4 de agosto, os quenianos referendam a nova constituição que impõe limites aos poderes do presidente e a criação de um senado com poderes de controlo
4 de agosto, os quenianos referendam a nova constituição que impõe limites aos poderes do presidente e a criação de um senado com poderes de controlo a nova constituição suscitou a oposição dos líderes religiosos, nomeadamente da Igreja católica. Em causa está uma cláusula que coloca o início da vida no momento do nascimento, abrindo assim o caminho para o aborto. Outro ponto de discórdia tem a ver com a instituição dos tribunais civis muçulmanos, chamados Kadhi courts. O ministro da Educação, William Ruto, e o ex-presidente, Daniel arap Moi, mostraram-se contrários ao novo texto constitucional. No lado contrário, encontram-se o presidente Mwai Kibaki e o primeiro-ministro Raila Odinga, favoráveis á nova constituição.
Os líderes cristãos que organizaram uma oração ecuménica, em 30 de Julho passado, apelaram à nação para que votasse contra. a constituição tem muitas coisas boas, mas o bem está misturado com o mal que pode influenciar a vida moral e os direitos deste país nos seus fundamentos. O próprio cardeal John Njue, arcebispo de Nairobi, afirmou: Houve melhorias no esboço do texto constitucional, mas o bom ficou misturado com alguns parágrafos maus que incidem sobre a vida moral e os direitos. E acrescentou: Por mais que o mal seja pequeno é como o fermento mau que transforma e corrompe toda a massa.
Mais de 63 mil agentes foram mobilizados em todo o país para garantir a segurança, de modo particular na zona de Rift Valley, onde em 2008 se verificou o maior número de mortos nas violências pós-eleitorais. as nações Unidas enviaram 50 observadores para controlar o desenrolar do escrutínio nas zonas mais sensíveis do país.