O Papa expressou a sua «viva satisfação» pela entrada em vigor da convenção internacional que proí­be a produção e uso de bombas de fragmentação
O Papa expressou a sua «viva satisfação» pela entrada em vigor da convenção internacional que proí­be a produção e uso de bombas de fragmentaçãoPenso antes de mais nas numerosas vítimas que sofreram e continuam a sofrer graves danos físicos e morais, até mesmo a perda da vida, por causa destes insidiosos instrumentos (de morte), cuja presença no terreno muitas vezes impede, por um longo período, o retorno à vida quotidiana da parte de inteiras comunidades, afirmou o Pontífice. Bento XVI falava aos peregrinos que se encontravam na residência de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
Entrou este domingo, 1 de agosto, em vigor a convenção sobre a rejeição total das minas anti-homem, que provocam, sublinhou o Pontífice, danos inaceitáveis nos civis. O Papa exortou os Estados a aderirem a esta convenção. Encorajo e faço votos de que se continue cada vez com maior vigor por este caminho, para a defesa da dignidade e da vida humana, para a promoção do desenvolvimento humano integral, para o estabelecimento de uma ordem internacional pacífica e para a realização do bem comum de todas as pessoas e povos.