Especialistas angolanos defendem a valorização do sector. é necessário investir na educação artí­stica e sensibilização da população para que as obras sejam valorizadas
Especialistas angolanos defendem a valorização do sector. é necessário investir na educação artí­stica e sensibilização da população para que as obras sejam valorizadasFilipe Vidal, historiador angolano, defende que é importante que os cidadãos aprendam a respeitar o esplendor artístico angolano. Há que investir por isso na intensificação da sensibilização cultural para educar as pessoas a valorizar o sector das artes, adianta a agência angolana angop.
Tendo em conta a riqueza espiritual e artística que nos transmite a cultura africana, neste caso em particular a angolana, julgo fundamental que se eduque a população a amar as artes, pois é um modo de vida que propicia paz de espírito e garante a preservação dos traços culturais dos povos, afirmou, no âmbito de uma palestra sobre nuances estilísticas e Estéticas das artes.
Também, Benjamim Sabby, artista plástico angolano, considera que a sociedade angolana está pouco habituada às artes plásticas. É reduzido o número de compradores e coleccionadores de obras dentro do género. Grande parte da população não conhece o valor patrimonial de uma obra de arte, diz. Vejo pessoas que, diante de uma obra, apenas vêem os quadros como um desenho simples e ao mesmo tempo estranhos bonecos, afirmou, segundo a mesma fonte.