Esse é o objectivo para África: desenvolver a produtividade agrí­cola no continente numa luta contra a fome e contra a pobreza
Esse é o objectivo para África: desenvolver a produtividade agrí­cola no continente numa luta contra a fome e contra a pobreza a África é o único continente onde a produção agrícola por habitante, em vez de aumentar, diminuiu ao longo dos últimos decénios. Continua a ser o continente que produz o que não consome e consome o que não produz. a afirmação é do presidente do Fórum para a Investigação agrícola em África, Tiémoko Yo, no âmbito de uma assembleia-geral da organização e da quintaedição da Semana africana das Ciências agrícolas, no Burkina Faso.
Os participantes do encontro destacaram dois pontos principais: modernização no respeito pelo ambiente e desenvolvimento da produtividade agrícola. Fazer da agricultura um potente motor de crescimento económico e de luta contra a pobreza, através de um forte crescimento agrícola é o objectivo, segundo a agência missionária, MISNa. Entre as recomendações efectuadas, destaca-se o reforço do financiamento dos institutos depesquisa agrícola e o papel preponderante da investigação; ainda o envolvimento das mulheres e jovens no sector.