Em dois rios, os níveis de chumbo ultrapassava 50 por cento do permitido. as famílias ribeirinhas que dependem das águas fluviais correm sérios riscos de contaminação
Em dois rios, os níveis de chumbo ultrapassava 50 por cento do permitido. as famílias ribeirinhas que dependem das águas fluviais correm sérios riscos de contaminaçãoEm Huancavelica, no Peru, centenas de famílias estão em perigo devido à contaminação das águas de seis rios da região. O facto deu-se na sequência de um acidente na mineira, Caudalosa Chica, a 25 de Junho. Centenas de toneladas de dejectos infectaram 120 quilómetros dos rios Escalera, Huachocolpa, Opamayo, lircay, Urubamba e Chachimayo, adianta a agência adital.
Um total de 793 famílias que habita nas proximidades corre risco de contaminação. Muitos habitantes recorremà água do rio para a agricultura e pecuária. Outra falha reportada foi a falta de informação: a empresa responsável não alertou os habitantes da contaminação das águas fluviais, aquando da sua ocorrência. Uma omissão que colocou toda uma população, que se alimenta do peixe do rio, em perigo.
a autoridade Nacional de Água já anunciou que vai multar a empresa Caudalosa Chica e exigir à mineira que restabeleça a qualidade das águas afectadas. Também as comunidades reclamam. Em início de Julho, juntaram-se numa manifestação de dois dias exigindo o encerramento da mineira, indemnizações por danos e restauração ambiental.