Os Bushmen do Kalahari vivem em condições consideradas «deploráveis». Estão proibidos de aceder à única fonte de água do seu território
Os Bushmen do Kalahari vivem em condições consideradas «deploráveis». Estão proibidos de aceder à única fonte de água do seu territórioUm grupo indígena do Botsuana está impedido de aceder à água de um poço localizado no seu território, por decisão judicial. O recurso de água encontra-se precisamente numa reserva do parque nacional, Kalahari Central, revela a organização de defesa dos direitos indígenas, Survival.
Os Bushmen, que vivem numa zona desértica, das mais áridas do planeta, tem a sua sobrevivência posta em perigo. O relator especial das Nações Unidas para os povos indígenas, James anaya, considerou as condições de vida deste povo deploráveis e perigosas perante a falta de água.
No passado, os Bushmen da região de Kalahari foram vítimas de expulsões forçadas, tendo sido obrigados a abandonar as suas terras ancestrais. Já, em 2006, ganharam um processo histórico que considerou as expulsões ilegais e anticonstitucionais. Desde então, o acesso ao poço, única fonte de água, tem sido o grande problema deste povo.