São bens naturais ou culturais de todo o mundo. O objectivo é conservar locais de excepcional importância cultural ou natural: florestas, monumentos e até cidades
São bens naturais ou culturais de todo o mundo. O objectivo é conservar locais de excepcional importância cultural ou natural: florestas, monumentos e até cidadesHá 39 sítios candidatos de 33 países para a lista do Comité do Património Mundial da UNESCO (organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Entre elas, encontram-se oito bens naturais, 29 de natureza cultural e dois mistos. O Comité do Património Mundial terá de avaliar o estado de conservação de 147 locais, dos quais 31 integram a lista de património em perigo e 36 outros levantam dúvidas. a poluição, o crescimento urbano, a má gestão turística, entre outros, são uma ameaça para os sítios.
No total, a lista integra 890 bens de valor universal: 689 culturais, 176 naturais e 25 mistos, de 148 estados. a zona arqueológica de arte rupestre de Siega Verde, em Espanha, considerada uma extensão da arte de Vale de Côa, em Portugal, é uma das candidatas. O Mosteiro de alcobaça, a Torre de Belém, Sintra, e Évora são algumas localidades portuguesas quejáintegram a lista do Património Mundial.