No norte do Ruanda, uma organização esforça-se por melhorar a vida da população promovendo o acesso à água potável. Já foram construí­das 12 fontes
No norte do Ruanda, uma organização esforça-se por melhorar a vida da população promovendo o acesso à água potável. Já foram construí­das 12 fontesÉ em Byuamba que o Movimento de Combate à Fome no Mundo actua. Há cerca de dois anos, iniciou trabalhos de procura de fontes de água, escavação e construção, com o objectivo de formar um aqueduto de 40 quilómetros. a estrutura poderia resolver os problemas hídricos, de saneamento, saúde pública e protecção ambiental. Na região, onde vivem cerca de 65 mil pessoas, o acesso aos recursos hídricos é bastante dificultado, noticia a agência Fides.
a boa notícia é que o trabalho já deu frutos. Há melhorias: os habitantes da colina de Jamba já usufruem de água potável. Já existem 12 novasfontes, sendo que uma delas servirá uma escola com mais de 700 alunos; outras 45 deverão ser construídas até ao primeiro trimestre de 2011. O Movimento continuará a apoiar iniciativas sobre higiene e saúde pública.
Recorda-se que melhorar o acesso à água potável, entre outros recursos naturais, é um dos objectivos da sétima Meta do Milénio, a sustentabilidade ambiental. Receia-se que, num futuro próximo, a falta de água potável seja motivo de mais conflitos armados, nomeadamente no continente africano. É urgente adoptar políticas de desenvolvimento sustentável e melhorar o planeamento urbanístico pelo bem das populações e pelo planeta.