Uma situação que já se arrasta desde 2006 e deu origem a 100 mil intoxicações. O grupo Trafigura é agora responsabilizado e condenado
Uma situação que já se arrasta desde 2006 e deu origem a 100 mil intoxicações. O grupo Trafigura é agora responsabilizado e condenado a multinacional Trafigura foi condenada pela justiça de amesterdão, Países Baixos, pelo transporte de resíduos tóxicos, em 2006, com direcção à Costa do Marfim. a empresa terá de pagar uma multa de um milhão de euros, adianta a agência missionária MISNa.
O grupo enfrentava acusações de violação da legislação europeia em relação à importação e exportação de lixo, omissão do carácter perigo da matéria transportada e falsas declarações. O capitão da embarcação que transportava os resíduos e um funcionário da empresaforam condenados a cinco e seis meses de prisão, respectivamente.
as centenas de toneladas descarregadas ilegalmente em abidjan,uma das maiores cidadesda Costa do Marfim, em 2006, fizeram 17 vítimas e causaramcerca de 100 mil intoxicações. a decisão judicial responsabiliza, oficialmente, a Trafigurapor factos, cuja culpa nunca assumiu.