Uma questão apontada como prioritária e que pode dar origem a situações de exploração infantil. Em 2008, notificaram-se 11 mil pedidos de asilo de menores para a Europa
Uma questão apontada como prioritária e que pode dar origem a situações de exploração infantil. Em 2008, notificaram-se 11 mil pedidos de asilo de menores para a Europa a Organização Mundial das Migrações desenvolve um novo projecto para ajudar os migrantes menores, que se encontram a viver sozinhos na Europa. O objectivo é identificar as necessidades mais urgentes das crianças e adolescentes. Será desenvolvido um estudo em países europeus, que acolhem menores: Áustria, Bélgica, República Checa, França, Hungria, Itália, Eslovénia, Eslováquia, Reino Unido.
O projecto envolve pessoas que já vivenciaram no passado o mesmo género de situações. através dos testemunhos e sugestões, pretende-se melhorar a ajuda dada às crianças e jovens necessitados. O número de menores a dar entrada na União Europeia tem vindo a aumentar. apesar de não haver números exactos, em 2008, foram realizados mais de 11 mil pedidos de asilo, por menores, em 22 países da UE.