Deslocados não regressaram a casa, cinco meses passados sobre acordo. Há dificuldades na prestação de assistência humanitária
Deslocados não regressaram a casa, cinco meses passados sobre acordo. Há dificuldades na prestação de assistência humanitária a situação no norte do Iémen continua volátil mais de cinco meses passados sobre a assinatura de um cessar-fogo entre as forças governamentais e rebeldes, avisou a agência de refugiados das Nações Unidas, ao citar relatos de novos confrontos e de dificuldades na prestação de assistência humanitária.
Os relatórios no terreno indicam que pelo menos 30 pessoas foram mortas só esta semana em incidentes pontuais, no norte do Iémen, onde quase 300 mil pessoas foram deslocadas de suas casas por causa dos confrontos entre forças governamentais e os rebeldes nos últimos anos.
Um cessar-fogo foi assinado em Fevereiro entre as forças do Governo central e os rebeldes do al-Houthi, mas apesar disso a maioria das pessoas deslocadas internamente não voltou para as suas casas. Muitas vivem em comunidades de acolhimento ou em acampamentos improvisados fora dos campos.