apesar das melhorias, ainda há 400 mil crianças não escolarizadas. O número de meninas a estudar continua aquém do desejado
apesar das melhorias, ainda há 400 mil crianças não escolarizadas. O número de meninas a estudar continua aquém do desejadoMoçambique não vai conseguir cumprir o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio para 2015, em relação à igualdade de género em todo o sistema educativo. Mas, até lá iremos tentar alcançar esse objectivo, ao nível da escola primária, assegura Manuel Rego, director nacional da Planificação e Cooperação do Ministério da Educação, citado pelo jornal Notícias Lusófonas. as conclusões foram avançadas durante a apresentação do segundo relatório sobre a Criança na Imprensa – análise da cobertura jornalística 2009.
O número de meninas que frequenta a escola primária está a aumentar, mas ainda não chega para a atingir o Objectivo. actualmente, elas representam 47,4 por cento do total de alunos. O ensino primário está a crescer com cerca de 200 mil novos alunos, mas 400 mil petizes continuam sem frequentar a escola. Verificam-se grandes diferenças entre as várias províncias e dificuldades em chegar às crianças mais pobres que habitam em zonas mais remotas.
Os jornalistas têm um papel determinante neste processo, divulgando informações sobre a matéria. O estudo sobre a criança na imprensa fez uma análise da cobertura jornalística sobre assuntos da infância. Em 2009, foram publicados 1550 artigos sobre as crianças. Uma baixa de 16 por cento em relação ao ano anterior. O espaço ainda é insignificante, tendo em conta que a criança representa mais de metade da população moçambicana e o sector mais vulnerável,consideraTomás Vieira Mário, presidente da Instituto de Comunicação Social da África austral em Moçambique.