apesar dos notáveis progressos alcançados nos últimos anos, é necessário manter o investimento na qualidade da água. Todos os cidadãos devem participar nesta tarefa
apesar dos notáveis progressos alcançados nos últimos anos, é necessário manter o investimento na qualidade da água. Todos os cidadãos devem participar nesta tarefaManter a qualidade das águas balneares é fundamental para o turismo, mas também para a flora e a fauna. Nas últimas três décadas, as legislações nacionais e da União Europeia (UE)conseguiram melhorias significativas, na Europa. Mas, os esforços devem prosseguir: Precisamos de continuar a envidar esforços constantes, tanto para melhorar como para manter os êxitos conseguidos, considera o comissário europeu para o ambiente, Janez Potocnik, segundoa agência Europeia do ambiente.
Trata-se de um processo conjunto, que exige a participação de todos. Para continuar a melhorar a qualidade das águas balneares da UE é necessária a participação dos cidadãos. Isto significa, em primeiro lugar, descobrir e compreender o estado actual do nosso ambiente e, em segundo lugar, exigir água mais limpa às autoridades competentes, afirma Jacqueline McGlade. a directora executiva da agência Europeia do ambiente lembra: Os instrumentos disponíveis na Web facilitam o acesso dos cidadãos às informações sobre ambiente e oferecem-lhes uma plataforma para apresentarem as suas observações.
as estatísticas de 2009 confirmam os bons resultados em relação à qualidade da água. a observância dos valores obrigatórios nas zonas costeiras passou de 80 por cento em 1990 para 96 por cento em 2009. a grande maioria das estâncias balneares das zonas costeiras de Chipre, França, Grécia e Portugal respeitaram os valores indicativos mais rigorosos. apenas 2% das que pertencem à União Europeia foram interditadas em 2009, em particular na Itália.