Uma iniciativa inovadora serve-se da arte para abordar problemas da juventude. Em Honduras, 17 por cento dos portadores do ví­rus da Sida tem entre 15 e 24 anos
Uma iniciativa inovadora serve-se da arte para abordar problemas da juventude. Em Honduras, 17 por cento dos portadores do ví­rus da Sida tem entre 15 e 24 anosO projecto arte da Juventude conta com o apoio do Fundo da População das Nações Unidas e debruça-se sobre questões como a Sida, violência e gravidez. assume uma importante função educativa na medida em que educa os jovens hondurenhos através de mensagens criativas. O objectivo inicial era que grupos de adolescentes compusessem canções e produzissem peças de teatro sobre essas temáticas, conta a Rádio das Nações Unidas. Teve início há 4 anos.
O trabalho elaborado, vídeos musicais, curtas-metragens e novelas, pode ser visualizado nas escolas, organizações para jovens ou através das televisões locais. O Fundo da População das Nações Unidas estima que as mensagens divulgadas por todo o país favorecema abordagem de assuntos sensíveis entre as várias gerações.
as estatísticas provam a necessidade de se apostar em programas de prevenção ou iniciativas do género. Dados do ministério da saúde do país, citados pela mesma fonte, revelam que 20 por cento das raparigas menores engravidam. 17 por cento dos doentes da Sida tem entre 15 e 24 anos e cerca de 40 por cento das vítimas de abusos sexuais tem entre 10 e 14 anos de idade.