Há ganhos importantes na região. Mas a comunidade internacional tem de manter o apoio, para manter a dinâmica de paz e estabilidade nestes países
Há ganhos importantes na região. Mas a comunidade internacional tem de manter o apoio, para manter a dinâmica de paz e estabilidade nestes paísesas causas dos conflitos na África Ocidental, incluindo as tensões étnicas e os desafios da governação, podem protelar os ganhos obtidos na consolidação da paz, deixando a região numa encruzilhada.
O alerta é de um responsável da ONU: Isto requer o apoio continuado da comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, para manter a dinâmica de paz e estabilidade nesta região, afirmou Said Djinnit, representante especial do secretário-geral Ban Ki-moon para a África Ocidental.
Nos seis meses desde o seu último relatório ao Conselho de Segurança, Djinnit disse que a situação na região melhorou. No início deste ano, uma crise constitucional germinou no Níger, enquanto a vida de grandes segmentos da população da Guiné Conacri foram afectados pela insegurança alimentar, o tráfico de drogas e outros obstáculos.