«O Campeonato Mundial mostrou que a África do Sul, se quiser, pode organizar grandes eventos, que o seu povo sabe corresponder aos grandes desafios»
«O Campeonato Mundial mostrou que a África do Sul, se quiser, pode organizar grandes eventos, que o seu povo sabe corresponder aos grandes desafios»Francamente positivo é a avaliação que Carlos Domingos faz do Campeonato Mundial de Futebol 2010. Se tivesse que atribuir uma nota à organização seria nove, numa escala de zero a 10. a África do Sul soube aproveitar as oportunidades, a começar pelo investimento em infra-estruturas, um legado considerável. O próprio presidente da Federação Internacional de Futebol aplaudiu o trabalho desenvolvido. Foi não só uma resposta aos afro-pessimistas e um superar das próprias dúvidas internas mas tambémuma afirmação pela positiva daquilo que o país (e o continente em geral) pode fazer, considera o missionário da Consolata.
Entre elogios, convém lembrar que o mérito não é só da organização. Muitos sul-africanos acompanharam os jogos ao vivo. Vibraram com a equipa nacional até ao fim, mas não deixaram de torcer pelas outras selecções depois de esta sair do Campeonato. Foi uma clara demonstração de desportivismo, que extravasou um pouco por todo o lado. a base de interesse pelo futebol alargou-se a segmentos da população anteriormente apáticos. até já há quem fale na hipótese da África do Sul se candidatarà organização dos Jogos Olímpicos, no futuro.
O Campeonato Mundial mostrou que a África do Sul, se quiser, pode organizar grandes eventos, conclui Carlos Domingos. Mostrou que o seu povo sabe corresponder aos grandes desafios e participa activamente neles e de forma ordeira (veja-se a ausência de tumultos ou dos temidos assaltos e desacatos) embora barulhenta – ou não estivéssemos em África – ah, parem com essas vuvuzelas!, brinca o missionário, que viveu durante15 anos no país.