Impedir a livre circulação de uma pessoa por ser seropositiva em nada previne a doença, defende a ONUSIDa. Namí­bia deu um passo em frente no cenário mundial
Impedir a livre circulação de uma pessoa por ser seropositiva em nada previne a doença, defende a ONUSIDa. Namí­bia deu um passo em frente no cenário mundialO governo da Namíbia decidiu acabar com as limitações impostas às viagens de pessoas infectadas com HIV/Sida. a ONUSID a (Programa das Nações Unidas para a Sida) congratula-se com a resolução adoptada no início do mês de Julho. as restrições que limitam a circulação das pessoas por serem seropositivas são discriminatórias e violam os direitos do homem. Nada indica que contribuem para a prevenção do HIV/Sida ou para a protecção da saúde pública, lê-se no site da organização.
O director da ONUSIDa, Michel Sidibé, considera que as medidas restritas constituem um entrave na resposta mundial à doença. a entidade alerta para as discriminações praticadas em vários pontos do mundo. No total, 51 países ou territórios mantêm restrições à entrada e permanência de pessoas com Sida, em território nacional; 22 expulsam pessoas quando a doença é descoberta.