a Índia poderá ser o país mais populoso do mundo em 2030, com 1. 53 mil milhões de habitantes. Brevemente seremos sete mil milhões de habitantes no mundo
a Índia poderá ser o país mais populoso do mundo em 2030, com 1. 53 mil milhões de habitantes. Brevemente seremos sete mil milhões de habitantes no mundoO secretário-geral das Nações Unidas defende que a informação sobre a população ajuda os dirigentes e responsáveis políticos a tomarem decisões sobre a legislação e programas de luta contra a pobreza e a fome, e a promoverem melhorias na educação, saúde e igualdade de género. O tema deste ano do Dia mundial da população é Todos contam, numa alusão ao Censo de 2010, em que 60 países recolhem informação sobre as populações.
Ban Ki-moon salienta que a classificação de dados pode levar a uma maior consciencialização dos direitos e necessidades das mulheres e dos jovens e ajudar a construir uma sociedade mais justa e próspera. O responsável da ONU sublinha que o próximo desafio será assegurar que os dados recolhidos sirvam de base para a elaboração de planos e políticas que melhorem as oportunidades das gerações presentes e futuras.
O Dia mundial da população é assinalado desde 1989, criado pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. Foi inspirado pelo interesse público na data em que a população mundial atingiu cinco biliões de pessoas, 11 de Julho de 1987.