Responsáveis religiosos instam o governo a agir mais em defesa das minorias. Estima-se que haja 385 mil cristãos a viver no Iraque, num país com uma população de 27 milhões
Responsáveis religiosos instam o governo a agir mais em defesa das minorias. Estima-se que haja 385 mil cristãos a viver no Iraque, num país com uma população de 27 milhõesUm grupo de 76 líderes cristãos e outros representantesreligiososdo Iraque apelou o governo à protecção das minorias. Os responsáveis religiosos focaram vários pontos importantes: a alteração da Constituição, programas para o retorno de refugiados, a formação de uma comissão nacional para o diálogo entre diferentes grupos étnicos e uma maior representatividade das minorias no seio das instituições iraquianas.
De acordo com a agência missionária MISNa, cerca de 500 mil cristãos abandonaram o Iraque desde o início da guerra, em 2003. Em 2009, o Iraque ocupou o 17º lugar da tabela sobre perseguição religiosa da Missão Portas abertas. Em 1991, havia 850 mil cristãos e viver no país. actualmente, estima-se que sejam cerca de 385 mil. as últimas estimativas apontam para uma população de 27 milhões de habitantes.