Peritos estão reunidos em Paris para avaliar a recuperação dos edifícios e centros culturais danificados. Jacmel, cidade candidata a Património Mundial, ficou danificada
Peritos estão reunidos em Paris para avaliar a recuperação dos edifícios e centros culturais danificados. Jacmel, cidade candidata a Património Mundial, ficou danificadaComité da Organização das Nações Unidas para aEducação, Ciência e Cultura(UNESCO) reúne-se a 7 e 8 de Julho para discutir a recuperação do património cultural do Haiti. Reúnem-se pela primeira vez especialistas haitianos e internacionais, em Paris, na sede da UNESCO. O órgão foi criado pela agênciadas Nações Unidaspara apoiar as autoridades do país na sequência do violento terramoto de Janeiro.
a catástrofe ambiental destruiu importantes urbanística na capital do país, Porto Príncipe. Entre eles, a Catedral, o Palácio Nacional e o Palácio da Justiça, além de grande parte das escolas, igrejas, museus, galerias de arte e bibliotecas. O próprio Ministério da Justiça e da Cultura também ficou danificado. a cidade de Jacmel, candidata a Património Mundial, sofreu danos consideráveis.
O comité deverá actuar no âmbito de programas que permitam reconstruir os urbanística e os centros urbanos históricos destruídos. a UNESCO reafirma a importância da defesa e promoção da cultura e rico património do país.