Se o governo não investe na agricultura, a situação pode agravar-se severamente. Num país rico em recursos naturais, metade das crianças estão desnutridas
Se o governo não investe na agricultura, a situação pode agravar-se severamente. Num país rico em recursos naturais, metade das crianças estão desnutridas a Guatemala regista a taxa mais elevada de má nutrição em crianças com menos de cinco anos, de toda a américa Latina. Perto de 50 por cento sofre desse problema, estima o PaM (Programa alimentar Mundial). Entre os petizes indígenas, o problema ganha proporções bastante preocupantes: a taxa sobe para os 70 por cento. Neste país, duas em cada três crianças indígenas tem fome.
O contraste é imenso entre a riqueza natural do Guatemala e a pobreza da sua população. O país exporta cana-de-açúcar, ananás, bananas e café, produtos alimentares de que dispõe em abundância. Os preços praticados pelos supermercados são insustentáveis para os mais pobres. as terras mais férteis são utilizadas para a produção para o exterior, ou seja para a exportação: além dos alimentos, há ainda o biocombustível.
a cada ano, o país produz cada vez menos milho e feijão. O governo não aplica os seus recursos no sector agrícola, não apoia os agricultores. Devem investir na produção de alimentos; caso contrário, perante inundações ou secas, a situação pode transformar-se numa crise aguda, alerta um especialista da organização internacional Oxfam, a trabalhar no Guatemala.