as empregadas domésticas merecem ver os seus direitos respeitados como todos os trabalhadores. a amnistia Internacional age em defesa das mulheres da Indonésia
as empregadas domésticas merecem ver os seus direitos respeitados como todos os trabalhadores. a amnistia Internacional age em defesa das mulheres da IndonésiaNa Indonésia, as empregadas domésticas são vítimas de vários tipos de abusos: exploração laboral, más condições de trabalho, discriminação de género, assim como um dificultado acesso a determinados serviços de saúde. Contabilizam-se cerca de três milhões de mulheres a trabalhar no sector, neste país asiático. O problema recai sobre a actual legislação do trabalho que não as protege.
Grupos da sociedade civil pedem que seja elaborada uma norma específica que lhes reconheça um estatuto jurídico e defenda os seus direitos. O Parlamento da Indonésia conta com um projecto de lei, neste âmbito, para 2010. Porém, a comissão parlamentar que supervisiona a elaboração do texto tem mostrado pouco empenho na sua redacção e posterior adopção da lei. Nesse sentido, a amnistia Internacional lançou uma petição com o intuito de angariar apoiantes para esta causa. Pode consultá-la aqui.