Enviado da ONU mantém encontros com diplomacias activas no processo. Território vive ocupado por Marrocos
Enviado da ONU mantém encontros com diplomacias activas no processo. Território vive ocupado por MarrocosO enviado das Nações Unidas que detém o dossier do Sara Ocidental está a manter consultas nas capitais das nações que compõem o chamado Grupo de amigos, grupo diplomático que pretende ajudar a resolver a disputa sobre o território ocupado ilegalmente por Marrocos.
Christopher Ross, representante pessoal do secretário-geral da ONU para o Sara Ocidental, iniciou esta última viagem a 21 de Junho, e até agora esteve em Londres, Paris e Madrid. agora deve deslocar-se a Washington e Moscovo, em datas a anunciar.
Os combates eclodiram entre Marrocos e a Frente Polisário, após a saída da administração colonial espanhola em 1976, num caso semelhante ao de Timor-Leste. Marrocos apresentou um plano para a autonomia do território, enquanto a posição da Frente Polisário é que o estatuto final do território deve ser decidido num referendo sobre a autodeterminação, que inclui a independência como uma opção, e que já foi aprovado pela ONU em 1991, apesar de, desde então, Rabat não permitir que o processo avance.