a américa Latina registou avanços consideráveis na redução da pobreza, em particular entre 2002 e 2008. é preciso diminuir a dependência dos mercados internacionais, diz um responsável
a américa Latina registou avanços consideráveis na redução da pobreza, em particular entre 2002 e 2008. é preciso diminuir a dependência dos mercados internacionais, diz um responsávelO continenteavança em direcção aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Brasil e Chile já alcançaram a primeira meta: redução da pobreza extrema. até 2015,os níveisdeverão diminuir em 50 por cento. O Peru é outro dos países a destacar-se no combate à pobreza. Os maiores resultados foram registados entre 2002 e 2008, revela a CEPaL.
O relatório da Comissão Económica para a américa Latina e as Caraíbas (CEPaL)destaca um crescimento económico elevado, um aumento das verbas sociais e políticas internas que amenizaram os efeitos da crise financeira global. Porém, o actual contexto económico travou alguns progressos e suscita agora algumas dúvidas na eficácia docombate da pobreza. a américa Latina continua a registar taxas de pobreza preocupantes entre as crianças, mulheres, comunidades indígenas e afro-descendentes e camponeses, em relação aos habitantes das cidades.
a região tem que procurar também mecanismos de dinamizar o mercado interno e diminuir dependência dos mercados internacionais, defende o secretário-executivo adjuntoda organização, antónio Prado, segundo a Rádio das Nações Unidas. O documento realça ainda progressos na área da saúde e sustentabilidade ambiental.