Na reflexão de Julho do calendário meditado, o padre Ramón Cazallas salienta a caridade como resposta às experiências negativas
Na reflexão de Julho do calendário meditado, o padre Ramón Cazallas salienta a caridade como resposta às experiências negativasNos momentos difíceis é normal, antes como agora, pensar nas coisas que não fizemos bem, nas nossas limitações e, às vezes, nos nossos pecados que contribuíram para que a situação se tornasse negativa, afirma o missionário da Consolata. Numa referência é negação de Pedro em relação ao seguimento de Jesus, Ramón Cazallas explica que a caridade está fundamentada no amor e é expressão concreta dele. E caminha ao lado da justiça.
O cristão deve lutar por uma sociedade mais justa onde todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades em todos os sectores da vida social, defende o teólogo. ao mesmo tempo, deve dar um pouco de pão àquele que não tem nada para comer, refere.
O desafio de um cristão passa, também, por afirmar que a justiça nasce da caridade e a caridade deve trabalhar incansavelmente pela justiça. ainda que possa ser em alguns casos assistencialista (saciar estômagos vazios), a caridade põe ternura à justiça que às vezes não vê as pequenas coisas, faz regras gerais e não vê as particularidades, defende o missionário da Consolata.