Permitir que a terceira idade viva com saúde e possa dar o seu contributo à sociedade é o objectivo. Nova Iorque foi a primeira cidade a aderir à causa
Permitir que a terceira idade viva com saúde e possa dar o seu contributo à sociedade é o objectivo. Nova Iorque foi a primeira cidade a aderir à causaO projecto da Organização Mundial da Saúde (OMS) – Rede Global das Cidades amigas do Idoso – vem responder ao crescente envelhecimento das populações. É preciso cuidar das pessoas de idade e ajudá-las a envelhecer. O objectivo é criar um ambiente que lhes confira boas condições de vida e permita que se mantenham activos na sociedade. Uma pesquisa, realizada em 2006, em 33 cidades, destacava cinco elementos essenciais para uma dita boa velhice. Eram eles o acesso ao transporte público, espaços públicos ou jardins, habitações adequadas, apoio da comunidade e serviços de saúde.
as pessoas de idade são um recurso vital, muitas vezes desprezado, para as famílias e para a sociedade, defende John Beard, director do Departamento de Envelhecimento e Qualidade de vida da OMS. Para que o seu contributo seja real e consciente é necessário ultrapassar os obstáculos existentes à sua participação na vida social e comunitária.
Calcula-se que até 2050, cerca de 80 por centode dois mil milhões de idosos com mais de 60 anos vivam em países com baixo ou médio rendimento. Nova Iorque foi a primeira cidade a aderir à iniciativa, mas muitas outras cidades já se candidataram ao projecto.