a iniciativa evita o isolamento das comunidades deslocadas do Haiti. Facilita-lhes o retorno às zonas de origem, assim como, a procura de trabalho
a iniciativa evita o isolamento das comunidades deslocadas do Haiti. Facilita-lhes o retorno às zonas de origem, assim como, a procura de trabalhoUm novo projecto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura promove o acessoà internet em acampamentos provisórios do Haiti. a iniciativa está a ser desenvolvida em Petionville, Port-au-Prince, com a ajuda de organizações. Na localidade encontra-se um dos maiores acampamentos do país, com 50 mil deslocados. O objectivo é fomentar o acesso à informação e manter uma certa coesão social.
Oito computadores portáteis com acesso à internet são disponibilizados de forma rotativa nos acampamentos, num determinado dia da semana. as populações ficam incumbidas de criar e gerir um blog e deelaborarem vídeos que mostrem a realidade em que vivem. Em Petionville, foram seleccionados 60 jovens para participarem nesta iniciativa.
O projecto favorece o retorno dos refugiados às suas zonas de origem, através doacesso à informação, e evita o isolamento. Quem melhor domina as novas tecnologias podeaproveitaresta oportunidadepara procurar emprego ou bolsas de estudo. No total, seis acampamentos serão beneficiados, numa primeira fase.