as eleições presidenciais no Brasil decorrem em Outubro de 2010. Candidata apoiada por Lula da Silva ocupa o primeiro lugar em estudos de opinião
as eleições presidenciais no Brasil decorrem em Outubro de 2010. Candidata apoiada por Lula da Silva ocupa o primeiro lugar em estudos de opinião a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, pertencente ao PT (Partido dos Trabalhadores) e apoiada pelo actual presidente Lula da Silva, assumiu a liderança na disputa presidencial. Isto, de acordo com pesquisas divulgadas recentemente pelo instituto de pesquisa Ibope, encomendadas pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). a candidata tem 40% de intenção de voto, enquanto o segundo colocado, José Serra, do partido de direita, PSDB (Partido da Social-Democracia Brasileira) tem 35%. O terceiro lugar é ocupado pela candidata do PV (Partido Verde), Marina Silva, que aparece com 9%.
É a primeira vez que Dilma Rousseff assume a dianteira num estudo do Ibope. Na última pesquisa, divulgada em Março,obteve 33%, José Serra, 35% e Marina Silva, 8%. a subida nas pesquisas resulta do apoio incondicional que a candidata tem vindo a receber do actual presidente brasileiro. Este tem uma forte aceitação entre os mais pobres, beneficiários dos diversos programas sociais por ele criados. Nas últimas pesquisas ele obteve mais de 70% de aprovação do seu governo. as pesquisas foram realizadas entre os dias 19 e 21 de Junho, com 2. 002 pessoas em 140 municípios brasileiros.