O governo chadiano tem investido desde 2009 na plantação de árvores para lutar contra a desflorestação. «Já consigo ver a sombra no fundo do túnel », afirma o ministro do ambiente
O governo chadiano tem investido desde 2009 na plantação de árvores para lutar contra a desflorestação. «Já consigo ver a sombra no fundo do túnel », afirma o ministro do ambienteDurante dezenas de anos, o governo do Chade encarou as questões ligadas ao ambiente como um problema dos brancos, isto é dos países ricos. Mas, agora, perante terras desnudadas, vendo o gado a morrer e a água a desaparecer, também é um problema nosso, afirma o ministro do ambiente chadiano, Hassan Térap. Um intenso período de seca, em 2009, vitimou um terço de todo o gado do país, cerca de 780 mil animais.
Um projecto denominado – Muralha Verde – pretende aumentar os espaços de sombra. O objectivo é criar um muro de árvores de 7. 000 quilómetros numa zona desértica entre o Senegal e o Djibuti. O Chade está entre os dez países participantes desta iniciativa. Pretende contribuir com a plantação de árvores numa área de 1. 000 quilómetros de comprimento e 15 de largura. Para o conseguir serão necessários 11 milhões de dólares,calculao ministro.
O governo realizou alguns esforços nos últimos dois anos para combater a desflorestação. Em 2009, proibiu o abate de árvores para a confecção de carvão, com uma pena de seis meses de prisão para quem desrespeitar a regra. Iniciou um programa de plantação de 160 mil árvores resistentes às elevadas temperaturas. Estima-se que entidades privadas também terão plantado dois milhões de árvores em 2009. Brevemente estaremos à sombra aqui. É um longo caminho, mas já consigo ver a sombra no fundo do túnel, confessou Hassan Térap, à agência IRIN.