O ritmo é de 806 pessoas que todos os dias voltam a casa. Fugiram da guerra, agora procuram a segurança e as oportunidades de emprego em algumas províncias afegãs
O ritmo é de 806 pessoas que todos os dias voltam a casa. Fugiram da guerra, agora procuram a segurança e as oportunidades de emprego em algumas províncias afegãsEstima-se que 70 mil refugiados afegãos regressaram à sua terra natal só este ano, uma indicação de que um número crescente de pessoas que tinham fugido à guerra começam a ter confiança para poderem viver no país, apesar das questões de segurança e dos desafios sócio-económicos.
O ritmo de regressados tem vindo a aumentar nas últimas semanas, numa média de 806 pessoas por dia, segundo a representação no país do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), numa declaração emitida no Dia Mundial do Refugiado, assinalado no domingo.
ao longo dos últimos meses, os refugiados que regressam citaram factores económicos e a difícil situação de segurança no Paquistão, contrapondo as melhorias na segurança local e as oportunidades de emprego em algumas províncias do afeganistão como as principais razões para o regresso, esclareceu o aCNUR.