a estimativa é da FaO. até 2019, podem registar-se subidas até 40 por cento no que se paga pela alimentação. Trigo e lacticí­nios entre os produtos mais afectados
a estimativa é da FaO. até 2019, podem registar-se subidas até 40 por cento no que se paga pela alimentação. Trigo e lacticí­nios entre os produtos mais afectadosOs preços globais de alimentos podem subir até 40 por cento nos próximos dez anos, enquanto a população mundial continua a aumentar, aponta um novo relatório da Organização de agricultura e alimentação (FaO, na sigla inglesa).
O Relatório sobre agricultura 2010-19 prevê que os preços do trigo e de grãos grosseiros podem saltar para níveis entre os 15 e os 40 por cento mais elevados do que entre 1997 e 2006, enquanto o óleo vegetal e os preços dos lacticínios também são projectados para aumentarem mais de 40 por cento.
O aumento dos preços de animais não devem ser tão acentuados, mesmo face à crescente procura mundial por carne, que ultrapassa outros alimentos na procura, uma vez que segmentos de populações em economias emergentes alteram os seus hábitos alimentares devido ao aumento da riqueza.