O Campeonato Mundial de Futebol traz novas oportunidades ao país; uma delas é a prevenção da Sida. 12 por cento da população é seropositiva
O Campeonato Mundial de Futebol traz novas oportunidades ao país; uma delas é a prevenção da Sida. 12 por cento da população é seropositivaMuito se falou sobre um potencial aumento da prostituição por ocasião do Campeonato e dos perigos da Sida na África do Sul. Contudo, o Mundial pode ser uma grande ocasião para despertar consciências e sensibilizar a população, lembraa publicação digital,Jeuneafrique.com. O próprio presidente, Jacob Zuma, deu o exemplo. Fez o teste do Vírus daImunodeficiência Humana (HIV), em fins de abril, e revelou o resultado: negativo. O gesto pretendia promover uma campanha cujo objectivo é despistar 15 milhões de sul-africanos até Junho de 2011.
O país quer aproveitar o evento para acentuar a luta contra a Sida. Nos últimos tempos, as iniciativas multiplicam-se nesse sentido. No intervalo de um jogo, jogadoras da equipa feminina de futebol – Ladies de Soweto – estenderem o braço, frente às câmaras, para também elas fazerem umas análises ao sangue. Ronny Zondi, antigo jogador, foi outra figura a aceitar o desafio. É um sinal forte que envio à comunidade de Soweto, agindo como um líder e mostrando-lhes o caminho, explicou o desportista.
associações que actuam na prevenção da doença lamentam a falta de acção da Federação Internacional de Futebol. O programa incluía a construção de 20 centros de formação para jovens no âmbito da saúde pública, educação e futebol, em zonas mais desfavorecidas. Porém, não está prevista nenhuma acção específica até 11 de Julho, adianta o Jeuneafrique.com. Isto,além da distribuição de preservativos e de folhetos informativos sobre a Sida, durante o Campeonato.