O contacto com as populações exteriores à comunidade coloca em perigo a sobrevivência da tribo, importante «herança cultural e humana»
O contacto com as populações exteriores à comunidade coloca em perigo a sobrevivência da tribo, importante «herança cultural e humana»Safaris ameaçamos Jarawa,tribo das ilhas indianas adamão. as visitas turísticas realizadas em território indígena constituem uma séria ameaça à saúde das comunidades. Em razão da sua fraca imunidade a doença comuns, o risco de contágio no contacto com o mundo exterior é muito maior.
a Survival, organização em defesa dos direitos humanos, pediu a oito agências de turismo para acabar com os circuitos turísticos. O governo indiano também já se manifestou sobre a questão. Quatro de entre elas deixaram de fazer publicidade desse tipo de serviço no seu site; as restantes continuam com os safaris.
Os Jarawa viveram sem qualquer problema na ilha e sem contacto com o exterior até 1998, lembra o director da Survival. São tratados como animais numa reserva, apesar de serem seres humanos como quaisquer outros. O último membro da tribo vizinha – Bo – morreu em Janeiro. Devemos fazer com que os Jarawa não sofram o mesmo destino, caso contrário o mundo irá perder de novo, uma parte importante da sua herança cultural e humana, defende Stephen Corry.