Muitos refugiados vivem em nações em desenvolvimento. a África do Sul foi o país que registou mais pedidos de asilo individual, em 2009
Muitos refugiados vivem em nações em desenvolvimento. a África do Sul foi o país que registou mais pedidos de asilo individual, em 2009actualmente, o mundo conta com cerca de 43 milhões de refugiados. Pessoas que, por diversos motivos, são forçadas a deslocar-se para fora do seu país ou dentro do mesmo. Trata-se do número mais elevado desde a década de 90. O continente africano é o mais afectado, com 15 milhões de refugiados internos.
Mais de 10 milhões de deslocados estão ao cuidado do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. apenas um terço vive em acampamentos. Por outro lado, nem todos os deslocados encontram refúgio em nações desenvolvidas. Muitos vivem em cidades de países em desenvolvimento. Um reduzido número voltou à sua zona de origem de forma voluntária; registaram-se cerca de 250 mil pessoas, no fim de 2009.
Segundo a Rádio das Nações Unidas, o número de pedidos de asilo individual aumentou para um milhão, no ano passado. a África do Sul foi o país mais requisitado, com 222 mil pedidos. afeganistão, Somália e República Democrática do Congo são palco de graves conflitos internos que obrigam dezenas de milhares a deslocar-se. a Colômbia é o país com mais refugiados internos, mais de três milhões, devido à guerra civil que dura há décadas.