Oferecer a crianças e jovens sem protecção uma «vida digna» e a possibilidade de terem um local onde se sintam em segurança é o objectivo
Oferecer a crianças e jovens sem protecção uma «vida digna» e a possibilidade de terem um local onde se sintam em segurança é o objectivoKinshasa, capital da República Democrática do Congo, conta agora com um novo centro para crianças e jovens de rua. Chama-se Centre Sainte Famille – Point d’eau e foi inaugurado, estes dias. acolher, ouvir, servir, responder às necessidades, são as primeiras coisas que oferecemos aos nossos pequenos enfants de la rue [crianças da rua], garante o director, Mauro Cecchinato.
a 19 de Junho, o centro inicia a sua actividade oficialmente, com a entrada de crianças e jovens. De noite, servirá de dormitório para cerca de 80petizes necessitados. Uma forma de evitar que estejam expostos aos perigos da rua. assume-se, por isso, como uma casa’ que os acolhe, um lugar de trânsito em que se sintam protegidos e seguros, explica o responsável, citado pela agência missionária Fides.
a situação das crianças e jovens do Quénia é complicada. São muitas as razões que levam as crianças a viver na rua: falsas acusações de bruxaria, divórcio, pobreza, entre outros. Há que não esquecer a situação de guerra civil em que o país se encontra. Muitas jovens são vítimas de actos de violência sexual perpetrados por grupos rebeldes.