O pedido é da amnistia Internacional, organização em defesa dos direitos humanos. Refugiados do Quirguistão necessitam de apoio para permanecerem em segurança
O pedido é da amnistia Internacional, organização em defesa dos direitos humanos. Refugiados do Quirguistão necessitam de apoio para permanecerem em segurança a amnistia Internacional apela o governo interino do Quirguistão e as autoridades locais a tomar as medidas necessárias para proteger a população, em particular os uzbeques, vítimas da violência destes últimas dias. Várias dezenas de milhares de pessoas já ultrapassaram as fronteiras do país asiático para se refugiar na nação vizinha, o Uzbequistão.
Perante o elevado número de deslocados que apenas procuram estar em segurança, uma especialista da organização para o continente asiático pede a colaboração das nações vizinhas. as autoridades dos países vizinhos, em particular o Uzbequistão, devem deixar as suas fronteiras abertas a todos os que fogem à violência crescente no Quirguistão, independentemente da sua origem, e oferecer-lhes protecção até que a segurança esteja restabelecida no país, afirmou Maisy Weicherding.
a origem dos conflitos ainda não é clara. Contudo, o actual governo e outros observadores atribuem a responsabilidade da violência a apoiantes do antigo presidente, Kourmanbek Bakiev. Este já veio desmentir qualquer envolvimento nos recentes acontecimentos. acusam ainda grupos rebeldes de tentarem destabilizar o país, antes do referendo constitucional marcado para 27 de Junho. as eleições legislativas estão previstas para o dia 4 de Outubro de 2010.