Pessoas com menos de 25 anos contribuem para salvar vidas. OMS quer fazer destes exemplo para muitos outros: «Sangue novo para o mundo»
Pessoas com menos de 25 anos contribuem para salvar vidas. OMS quer fazer destes exemplo para muitos outros: «Sangue novo para o mundo»Mais de um terço das doações de sangue para salvarem vidas em todo o mundo são feitas por pessoas com idade inferior a 25 anos, anunciou esta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ocasião do Dia Mundial do Dador de Sangue. Este ano marca a primeira vez que a agência revela dados sobre a doação de sangue por idades.
É importante ver que, em muitos países, muitos dos jovens já estão a dar sangue, disse Carissa Etienne, directora-geral adjunta de Sistemas de Saúde e Serviços. Os países podem usar esta informação para incentivarem mais jovens a tornarem-se dadores.
O Dia do Dador foi assinalado esta segunda-feira com eventos, em Barcelona, que procuram destacar a contribuição para a saúde pública que os dadores voluntários de sangue fazem. Daí o tema deste ano – Sangue novo para o mundo – com que se espera fazer crescer a sensibilização do papel que os jovens desempenham na manutenção do abastecimento de sangue seguro.