O trabalho infantil é uma realidade que afecta 17 milhões na américa Latina. Os missionários, a trabalhar no continente, combatem-na com o seu trabalho, defendendo a vida
O trabalho infantil é uma realidade que afecta 17 milhões na américa Latina. Os missionários, a trabalhar no continente, combatem-na com o seu trabalho, defendendo a vidaO trabalho dos Missionários da Consolata não está direccionado para a luta do trabalho infantil, mas acaba por contribuir no combate a este grande mal, de forma indirecta. a sua acção de evangelização junto de comunidades carentes, economicamente, tem como prioridade o apoio às comunidades na educação, saúde, formação de lideranças, entre outros. Isto, para que todas as situações que favorecem realidades como a exploração sejam combatidas e desapareçam do quotidiano dessas populações, explica o Conselheiro geral do Instituto Missionário da Consolata.
Tenho conhecido e visto muitas experiências junto de comunidades indígenas, comunidades afro e projectos desenvolvidos nos grandes centros urbanos, que favorecem o combate a realidades como a do trabalho escravo e exploração infantil e outras similares, conta antónio Fernandes. Trabalhos esses que visam a recuperação da dignidade pessoal e colectiva, a consciência de que a vida deve ser vivida plenamente e em todas as suas dimensões, com a percepção de que todos são responsáveis pela construção de um mundo mais justo e fraterno.