«Marque um golo: Erradique o trabalho infantil» foi o lema escolhido para 2010 pela Organização Internacional do Trabalho que vai aproveitar o Mundial de futebol para sensibilizar o mundo
«Marque um golo: Erradique o trabalho infantil» foi o lema escolhido para 2010 pela Organização Internacional do Trabalho que vai aproveitar o Mundial de futebol para sensibilizar o mundo a entidade pede um golo contra a exploração de crianças no mundo. a OIT defende a adopção de medidas urgentes, a nível nacional e internacional, para acelerar a acção contra o trabalho infantil. O objectivo de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016 foi o tema principal da recente Conferência Mundial contra o Trabalho Infantil, que se realizou em Haia, Holanda.
Várias personalidades do mundo do futebol darão o seu apoio à causa, na luta contra a escravatura, o tráfico, a prostituição, a pornografia e o trabalho forçado, incluindo o recrutamento para conflitos armados, bem como trabalhos susceptíveis de prejudicar a saúde, segurança ou moralidade da criança. O jogador Robson de Souza, Robinho, é uma das estrelas da campanha Cartão vermelho ao trabalho infantil.
No dia 12 de Junho, hoje, serão realizadas várias actividades em mais de 60 países, para celebrar este dia, envolvendo governos, empregadores e trabalhadores, outras organizações das Nações Unidas e organizações não-governamentais. Haverá debates, iniciativas dos meios de comunicação, campanhas de consciencialização, eventos culturais e outras actividades públicas. Em sintonia com o tema escolhido neste ano, muitas iniciativas concentrarão as acções no futebol.