Papa defendeu que o celibato dos padres é «o melhor antídoto» contra o pecado. Este é um acto de fé «frequentemente considerado como um escândalo num mundo sem Deus»
Papa defendeu que o celibato dos padres é «o melhor antídoto» contra o pecado. Este é um acto de fé «frequentemente considerado como um escândalo num mundo sem Deus»Num mundo onde Deus está ausente, o celibato é um grande escândalo que deveria desaparecer, afirmou o Pontífice durante a vigília de encerramento do ano sacerdotal. Um grande problema do mundo de hoje -é que já não se pensa no futuro de Deus, parece suficiente apenas o presente, sublinhou. Por isso, o celibato como antecipação do futuro, sinal da presença de Deus, é percebido como um escândalo, explicou o bispo de Roma.
a uma das questões colocadas, Bento XVI defendeu que ser padre não é um trabalho mas uma total doação de si. O celibato é o melhor antídoto contra outros escândalos provocados por nossas insuficiências de mortais disse aos 15 mil padres presentes.
Bento XVI referiu-se ainda a outros escândalos, os dos nossos pecados, que obscurecem o verdadeiro grande escândalo. Mas existe muita fidelidade, frisou numa referência ao escândalo de abusos sexuais que tem atingido a Igreja. Precisamente as criticas mostram que o celibato é um grande sinal da fé, da presença de Deus no mundo e peçamos ao Senhor que nos ajude a tornar- nos livres dos escândalos secundários, para que torne presente o grande escândalo da nossa fé, da confiança, da força da nossa vida que se funda em Deus e em Jesus Cristo, acrescentou.