Trata-se de um costume alimentar. Uma diferente forma de tratar o peixe que dura quatro meses, mas que está em perigo de desaparecer
Trata-se de um costume alimentar. Uma diferente forma de tratar o peixe que dura quatro meses, mas que está em perigo de desaparecerUm ritual de pesca indígena acaba de ser reconhecido património cultural e de valor histórico nacional, pelo Ministério da Cultura brasileiro. Tem o nome de Yãkwa e é praticado pelos índios enawene nawe, a viver na amazónia. O processo dura cerca de quatro meses, desde o momento da pesca ecolocaçãoem fumeiros, até aotransporte doalimentoem canoaspara as aldeias indígenas. aí, o peixe preparado é integrado numa cerimónia espiritual.
a tradição dos Enawene nawe está em perigo de desaparecer devido à diminuição do número de peixes do rio Juruena. No ano passado, pela primeira vez, a cerimónia não aconteceu. alterações ao nível da pluviosidade e a construção de barragens sobre o rio Juruena traduziu-se num diminuto número de cardumes, revela a agência Survival.
Os Enawene nawe vivem isolados na floresta. a comunidade conta com cerca de 420 pessoas. Contrariamente aos outros povos da floresta amazónica, não consomem carnes vermelhas. O peixe constitui, portanto, uma importante fonte de alimento para os índios. Em 2009, a empresa construtora da barragem foi obrigada a comprar 3. 000 quilos de peixe para criação, aos indígenas.