Inúmeros menores encontram-se a viver sozinhos na Europa. é fundamental garantir a sua protecção antes de os mandar de volta ao seu país
Inúmeros menores encontram-se a viver sozinhos na Europa. é fundamental garantir a sua protecção antes de os mandar de volta ao seu paísÉ necessário reforçar a atenção sobre as crianças que chegam sozinhas à Europa. antes de deportar crianças vulneráveis para lugares como o afeganistão, os governos da União Europeia deveriam estar certos de agir em favor do interesse das crianças, defende um relatório da Human Right Watch (HRW), citado pela agência Fides. Segundo a organização de defesa dos direitos humanos,o Conselho de Justiça e assuntos Internos da União Europeia, nas suas conclusões, foca-se muito nas questões ligadas ao retorno ao país e menos nas garantias da sua protecção.
Há que ter em conta questões cruciais como a falta de garantia de tutores e advogados para as crianças sozinhas na União Europeia. Facto que as expõe ao risco de terem que retornar ao seu país devidoà violação de obrigações internacionais. Vários países europeus têm desenvolvido projectos que comprovam a preocupação com o regresso dos menores, em particular no caso do afeganistão.
aorganização não deixa de reconhecer aspectos positivos. Há um reconhecimento dos direitos das crianças migrantes e da necessidade de serem encontradas soluções a longo prazo, em resposta às situações que vivenciam. a crescente atenção da União Europeia sobre o destino destes menores, deixados sozinhos, está no caminho certo, considera a HRW, segundo a mesma fonte. Há que dar prioridade às necessidades das crianças mais vulneráveis.