a exploração ilegal de ouro provocou a morte a mais de uma centena de pessoas. O Estado nigeriano já está a tomar medidas para solucionar o problema
a exploração ilegal de ouro provocou a morte a mais de uma centena de pessoas. O Estado nigeriano já está a tomar medidas para solucionar o problemaEm apenas cinco meses, 163 pessoas perderam a vida devidoa actividadesclandestinasde exploração de ouro no noroeste da Nigéria. Do número total de vítimas, 111 eram crianças. Morreram por envenenamento devido ao chumbo utilizado na exploração do valioso minério, informou um responsável do ministério da saúde.
Henry akpan informou que o problema se propagou em cinco aldeias dos distritos de anka e Bungudu, adianta o Jeuneafrique.com. O ministério já alertou entidades internacionais como a Organização Mundial da Saúde e a organização, Médicos Sem Fronteira, para a questão.
O responsável garantiu que tudo estava a ser feito para erradicar a epidemia. Em conjunto com o ministério de Estado alertam para os perigos da exploração ilegal de minas e prestam conselhos sanitários. anunciou ainda a descontaminação da zona ambiente afectada.