Rebeldes atacam populações que fogem e ficam sem assistência. Insegurança coloca em causa ajuda humanitária
Rebeldes atacam populações que fogem e ficam sem assistência. Insegurança coloca em causa ajuda humanitáriaNumerosos ataques dos rebeldes do Exército de Resistência do Senhor (LRa, na sigla inglesa), no sudeste da República Centro-africana levaram cerca de 20 mil pessoas a abandonarem as suas casas, estando agora necessitadas de forma aguda de ajuda humanitária. Mas a insegurança tornou também difícil que as agências humanitárias cheguem até estes deslocados, referiram as Nações Unidas.
Estes novos deslocamentos fizeram aumentar o número total de pessoas deslocadas internamente para mais de 180 mil, neste país, que tem uma longa história de conflitos armados.
O LRa, um exército de saqueadores e gangues armados, tem aterrorizado os habitantes da República Centro-africana, da República Democrática do Congo e do sul do Sudão nos últimos anos, depois de ter sido derrotado no norte de Uganda, onde liderou uma revolta brutal ostensivamente contra o governo, mas que se traduziu principalmente em ataques a alvos civis com assassinatos, sequestros e mutilações.