a Conferência Episcopal Irlandesa considera que a visita apostólica ao país é sinal da «proximidade pessoal do Papa aos católicos da Irlanda»
a Conferência Episcopal Irlandesa considera que a visita apostólica ao país é sinal da «proximidade pessoal do Papa aos católicos da Irlanda» a visita ocorrerá no Outono e abrange sobretudo as quatro arquidioceses irlandesas (armagh, Dublim, Cashel and Emly, Tuam). Na carta à Irlanda, em Março de 2010, O Papa havia indicado que haveria uma visita ao país para conhecer a realidade, tendo em conta os vários casos de abusos sexuais perpetrados por elementos do clero.
Serão visitados igualmente os Institutos religiosos masculinos e femininos bem como os Seminários e o Pontifício Colégio Irlandês de Roma. Os prelados da Irlanda consideram que este é mais um passo importante no caminho da cura, reparação e renovação da Igreja do país. Os bispos prometem total cooperação aos responsáveis nomeados pelo Papa. São eles os cardeais Murphy O’Connor e O’Malley (respectivamente arcebispo emérito de Westminster e arcebispo de Boston) e dois arcebispos canadianos (arcebispo de Toronto e de Otava).
Para os Seminários, foi nomeado visitador o arcebispo de Nova Iorque, Timothy Dolan, outrora reitor do Pontifício Colégio Norte americano. Para os religiosos e religiosas, o visitador será o redentorista Joseph Tobin (ex-superior geral), o jesuíta Gero McLaughlin (perito em espiritualidade, residente em Edimburgo), a irmã Sharon Holland (das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, americana, canonista, durante muitos anos ao serviço da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada) e a irmã Mairin McDonagh (das Religiosas de Jesus e Maria, irlandesa, canonista, antiga Provincial), adianta a Rádio Vaticano.