O projecto é um perigo para a floresta e comunidades que vivem dela.organizações pedem a sua suspensão, enquanto constituir ameaça para os Índios
O projecto é um perigo para a floresta e comunidades que vivem dela.organizações pedem a sua suspensão, enquanto constituir ameaça para os ÍndiosDuas barragens gigantes em construção no rio Madeira, na amazónia brasileira, ameaçam a vida de vários grupos indígenas. as comunidades por se encontrarem mais isoladas, pouco ou nada sabem sobre os perigos do projecto, alerta a organização internacional, Survival.
Mais estradas terão que ser construídas, obrigando à deslocação de inúmeros trabalhadores para o local. O contacto com os mesmos pode ser fatal para as comunidades isoladas. Há a possibilidade de contágio de doenças comuns, como a gripe, para as quais os índios não estão imunizados. a floresta, tão necessária à sobrevivência das comunidades aborígenes, será seriamente afectada.
a construção de uma das barragens – a de Jirau – está a cargo de um grupo francês.organizações não governamentais já apelaram as autoridades brasileiras e a empresa responsável a suspender o projecto. O escritor francês e Prémio Nobel da Literatura, Jean-Marie G. Le Clézio, associou-se ao movimento de contestação das barragens. Um projecto assim tão monstruoso não pode ter justificação quando destrói o equilíbrio ecológico e o modo de vida dos povos em causa.